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Projeto integrador - Proposta de Solução 2019

Foi Proposto aos alunos da Faculdade uma solução para os problemas que a empresa citada encontra-se passando no momento, de acordo com o estudado até aquele momento foi desenvolvido este trabalho. 

Obs: (Existe possibilidade de melhoras na solução do projeto)

Trabalho desenvolvido no 2 semestre de 2019


Projeto Integrador 


Integrantes:

Anderson da Silva Nepomuceno

Daiane Lisboa Gomes da Silva

Erik Michel Gestoso

Mateus Oliveira Araújo

Raphael da Silva Sebastião

Willthi Cardoso Brasil


Cursos: Engenharia de Produção e Automação





 1 - Cenário Problemático:

Foi identificado na empresa JKY Fabricantes de monitores de Computadores, os problemas recorrentes com os fornecedores.

Devido à falta de disponibilidade de material, por ser tratar de fornecedores confiáveis e anos de contratos com a empresa o mesmo não tem cumprido os prazos corretos nas entregas, causando a falta de material na linha de produção e gerando a parada de produção. Os atrasos na entrega estão sendo frequente, das vezes causando cancelamento das venda e desperdício de matéria. A empresa tem insistido no fornecedor por se tratar de contrato antigo, porém não tem percebido que suas demandas estão diminuindo conforme ferramentas abaixo onde identificamos o problema.

01.2- Identificação do Problema - Diagrama de Ishikawa

Métodos:

      1.1 - Problema recorrente com fornecedor 

      1.2 - Atraso nas entregas

      1.3 -  Desperdícios

Material

       2.1 - Falta de Disponibilidade de Material 

Mão de Obra

      2.2 - Parada na Produção

   

01.3- Identificação do Problema - Gráfico 


2 - Solução Propostas e atuação no problema:

No caso da empresa JKY, todos estes fatos foram encadeados partindo do Fornecedor na falta do material.

Resulta com que a empresa não tenha material necessário para novos pedidos e como resultado também ocorre parada na produção e atraso nas entregas.

A questão do Desperdício está muito com relação à falta de controle de entrada e saída do material tanto em estoque quanto na linha de produção. Nisto podemos implantar um sistema que controle todo o fluxo do processo desde da chegada do material até a saída do mesmo para o cliente. 








Primeira proposta é: Fornecedores

  • Levantar  novos fornecedores que estejam disponíveis para entrega do material assim que solicitado. 

Segunda Proposta é: Falta de Disponibilidade de Material

  Criar um controle de  segurança tendo Máximo e mínimo estoque de segurança , fazendo com que tenham uma visão de demanda do material para pedido ao fornecedor. (MPS)

Terceira proposta é: Atraso nas Entregas

  Criar um sistema de monitoramento que permite que a central estabeleça as Rotas com mais rapidez e segurança no transporte (TMS).

 

Quarta proposta é: Desperdícios

  Levantar os custos dos desperdícios e entender o motivo do produto está sendo descartado.

  Criar um controle de entrada e saída do produto que seja de fato usado para produção.(WMS)

  Implantar um sistema integrado ERP para melhor comunicação e informação entre departamentos

  Implantar um sistema MRP para um controle de inventário e produção assim poderemos reduzir os custos e atuar em cima na gestão de estoque. 


3 - Recurso Necessário 

 MRP (Manufacturing Resources Planning). 

É um sistema de controle na qual tem a intenção é otimizar o estoque  reduz os custos; em geral, este sistema é alimentado por: dados junto ao  calendário de produção, as regras de estoque mínimo, máximo e a base de cliente recorrente.

Nesta implantação poderemos criar um fluxo mais controlado de estoque focando no recebimento e programação da próximos remessas  


 • ERP (Enterprise Resource Planning). 

 É um software muito usado para um gerenciamento melhor da empresa, serve para automatizar os processos integrando as atividades da empresa (vendas, compras, recursos humanos, estoque, finanças, produção e logística).

Com esse software podemos ter um controle melhor dos nossos estoques, e todo processo da empresa, e controlar nossos fornecedores para solucionar os problemas obtidos.

 

TMS (Transportation Management System).

Através deste sistema pode -se criar um rastreamento do material ao Cliente fazendo com que a empresa transmita posicionamento do material e sua localização. 

Softwares de Rastreamento de Remessas Rotas - para a empresa com relação a atraso nas entregas podemos nesta linha um sistema que na qual transmita para o motorista as melhores rotas para uma entrega rápida e segura. Nisso evitaremos atraso nas entregas criando rotas bem estratégicas.


•           WMS (Warehouse Manage). 

Neste sistema podemos ter um controle de armazenagem do estoque, ele visa em controlar a chegada do material até sua saída na expedição. Poderemos ter um controle  bem eficiente teremos uma visão de rota de estoque, espaço-tempo do estoque real e visão do Suprimento mais inteligente para reabastecimento.

 (Usar estratégia para melhores processos internos)

Objetivo dos sistemas acima é conseguir criar mecanismo para entregar os produtos ao destino em um menor tempo possível e ainda reduzindo seus custos. 





                               

4 - Prazos e validade

O que fazer para evitar atrasos nas entregas?

 Sabemos que as transportadoras normalmente são as maiores responsabilizadas pelos problemas de atrasos nas entregas. Isso acontece porque o transporte é a atividade logística mais visada pelos clientes.

Entretanto, existe outro lado que também pode impactar no cumprimento dos prazos: a execução dos processos da própria empresa, que muitas vezes reflete no desempenho da transportadora, provocando os atrasos.

Em alguns casos o atraso na entrega acaba ocorrendo em decorrência de problemas nos processos da empresa, o que faz com que nem sempre a responsabilidade seja da transportadora. Porém, para evitar atrasos nas entregas é importante avaliar essas atividades em busca de falhas,

Entre as principais falhas podemos citar: demora na emissão de documentos, problemas no picking e na expedição das mercadorias, e atraso na liberação dos veículos após o carregamento.

Plano de ação.

Definir médias de prazos e validade nas entregas.

Primeiro passo; para definir prazos realistas, nada mais justo do que definir médias de atendimento. Então com base no histórico de entregas, calcule uma média razoável para o serviço em cada ponto de distribuição. Entretanto, em vez de calcular somente os prazos para transporte, lembre-se de estabelecer prazos para cada etapa do processo.

Segundo passo; investir em softwares de rastreabilidade dos produtos desde a entrada dos fornecedores à empresa ao destino do final. 


5 - Resultados esperado 

Com todos os processos em ordem, e em planejamento visando dar prioridade a atenção sobre os fornecedores que são uns dos principais problemas sobre o atraso da fabricação e da entrega dos produtos, resulta em uma ótima estratégia assim obtemos resultados maiores conseguindo atingir a meta e atendendo os clientes de maneira na qual os deixa satisfeito com a empresa JKY.


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